Últimas Notícias:
IPTU 2025
Convite Especial: Reinauguração UBS 🏥
VAGA PARA ESTÁGIO: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 💼
🚨ATENÇÃO: CORTES E PODAS DE ÁRVORES 🌴
GCM de Capela do Alto participa de treinamento tático no Centro de Treinamento Honda.
Inscrições Abertas: Baile da Rainha e Cowboy
Cerimônia de Posse - 01/01/2025
Feliz Ano Novo, Capela do Alto! 🎆✨
Hoje tem música ao vivo na Lagoa Municipal! 🎶
Capela do Alto avança na Segurança Pública! 👮🏻♂️🚔🏪
A
+A
Acessibilidade
Diretor de Meio Ambiente participa do programa "Falando com Prefeito" na rádio OCAI FM
Prefeito assina mais de 3 milhões de reais em convênios para o município
Prefeitura realiza "Audiência Pública" em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal
Espetáculo de dança "1 Milímetro of All That" aconteceu no sábado (24)
Prefeitura divulga programação da "2ª Semana do Meio Ambiente" em Capela do Alto
Vigilância Sanitária divulga edital com deferimento e indeferimento de licenças para 2014
Agricultura e Sindicato Rural abrem inscrições para curso gratuito de "Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas"
A todo vapor: Base que receberá a Academia Adaptada para deficientes começa a ser preparada
Saneamento Básico: Distrito do Porto tem a ligação da 1ª residência à rede de esgoto
Prefeitura divulga os editais: gabarito oficial, recursos contra gabarito preliminar e resultado preliminar do "Concurso Público 01/2014"
Entrar
Um clima ameno e agradável, sua natureza de exuberante beleza, aliada a uma posição geográfica privilegiada - distante a pouco mais de uma hora da capital paulista e próxima a importantes centros comerciais do interior paulista - tornaram Capela do Alto num local propício ao desenvolvimento do Turismo de Segunda Residência.
Durante os finais de semana, especialmente nas temporadas de férias e feriados prolongados, centenas e centenas turistas procuram suas chácaras e sítios de recreio para recarregar suas energias. Estima-se que o município possua mais 2.000 propriedades para fins de lazer.
E esta população flutuante aquece a economia local, considerando que, ao se hospedarem na cidade, os turistas de segunda residência acabam gerando divisas, mediante o consumo nos estabelecimentos comerciais e a utilização de serviços que são facilmente encontrados na cidade.
Reinaugurado nos últimos anos, o Santuário Mãe Peregrina é o local onde antigamente encontrava-se a Igreja Nossa Senhora das Dores - marco inicial da cidade. O templo foi totalmente reformado e atualmente recebe muitos visitantes, por abrigar a imagem de Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, sendo um dos únicos templos que dedicam homenagem a santa no País. O local é aberto ao público todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. De fronte ao templo, em suas escadas, é possível visualizar a Cruz do Monge - popularmente conhecido como Cruzeiro - região central da cidade.
O templo situado no bairro do Iperózinho abriga uma imagem barroca e de grande valor histórico de Santo Antônio - que na verdade é o mesmo que nasceu em Lisboa e faleceu em Lisboa. Até onde se tem notícias, este é o único templo em que o santo recebe o título de Santo Antonio dos Impossíveis, sobre a qual cresceu uma devoção em torno da imagem. Os visitantes e membros da comunidade do bairro levaram a Paróquia local a ampliar o tamanho do templo, que em breve contará com um espaço maior para suas celebrações. A igreja do Santo Antonio dos Impossíveis é o ponto de acolhimento de um grupo de pessoas que realizam um ato chamado de "Trezena de Santo Antonio": durante treze terças-feiras seguidas, eles percorrem um trecho de aproximadamente 5 quilômetros, da região central da cidade até a igreja, onde eles realizam um momento de oração.
A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na parte alta da cidade, abriga uma gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, além de uma gruta dedicada a santa, que conta com uma fonte de água. Aos finais de semana, durante as celebrações dominicais, muitos fiéis da cidade e de outras localidades participam da missa. A exemplo do que ocorre em Lourdes, na França, sempre em fevereiro, durante os festejos da comunidade, é realizada benção das águas. A cada ano o número de pessoas vem aumentando.
Capela do Alto é um dos municípios paulistas que recebeu fortes influências da cultura tropeira, por ser cortado pela SP 268 - conhecida popularmente como a antiga Estrada São Paulo/Paraná. Originalmente, entre o início do século XVIII até o início do Século XX, o trecho foi um importante corredor, por meio do qual circulavam as comitivas e tropas, oriundas do extremo sul do País e com destino a Sorocaba - onde era realizada a famosa Feira de Muares.
Além de ser rota das tropas, o município chegou a contar ainda com uma pousada de tropeiros. Resgatando as tradições tropeiras, tradicionalmente no mês de maio, Capela do Alto cede pouso para uma comitiva formada por representantes dos municípios, quem integravam a rota paulista dos tropeiros. Uma oportunidade impar para que a população redescubra o conhecimento, a cultura, a história, a aventura e o encantamento do movimento tropeiro.
Giovani Maria D'Agostini, natural de Piernonte (Turim), província da Itália, era um solitário Eremita, que veio para esta região exercer seu ministério. De estatura baixa, cor clara, cabelos grisalhos, olhos pardos, nariz regular, boca dita, barba cerrada e rosto comprido, o monge habitou uma gruta no Morro do Ipanema, entre 1844 e 1865. Consta que se alimentava de frutos silvestres, mel de abelhas nativas, raízes e também algum alimento que os visitantes lhe ofertavam, além de dormir em cima de tábuas depositadas sobre uma pedra.
Dedicava-se a uma vida de duras penitências, entregava-se as meditações e fazia longas orações. O monge de vida santa e sublime teve um desaparecimento misterioso, no entanto, acredita-se que tenha sido vítima de homicídio ou devorado por alguma fera, a julgar o sangue envelhecido encontrado tempos mais tarde, nas tábuas que lhe serviam de leito, em sua gruta. Nesta época a Floresta do Morro Ipanema tinha grande onças.
Todavia, a passagem do monge por Capela do Alto que coincide com o período do movimento do tropeirismo, conta-se que na mesma época houve um tríplice crime, erguendo-se nos locais dos fatos, três cruzes. Posteriormente, o monge italiano, ergueu na região outras 11 cruzes, totalizando assim 14 cruzes, que até 1960 serviram para a realização da Via Sacra durante a Quaresma. Esse local foi denominado por Cruzeiro, situando-se defronte à antiga Igreja nossa Senhora das Dores - hoje também conhecido como Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. (Fonte: José Monteiro Salazar)
A exemplo de outras cidades do interior paulista, Capela do Alto recebe fortes influências do movimento tropeiro e da cultura caipira. O Centro de Eventos e Tradições João Mori Lopes, em Capela do Alto - popularmente conhecido como CETCA - foi concebido justamente para preservar as tradições valorosas de nossa cultura e criar um espaço para a realização de eventos no município.
Instalada numa área com mais de 50 mil metros quadrados, as margens da Estrada Municipal Juvenal Moreira de Lara, no bairro Itarassú, o CETCA conta com uma infraestrutura apropriada para a realização de eventos de grande porte, tais como competições de provas de laço, rodeios, feiras e exposições. O local é o palco de importantes acontecimentos da comunidade, como a Festa do Milho Verde e a Festa do Peão Boaideiro, que acontece todos os anos, durante o mês de março - por ocasião das comemorações do aniversário da cidade.
O Centro Cultural Municipal de Capela do Alto está situado num importante ponto na região central da cidade, mais especificamente, na via de maior circulação e visibilidade: a Rua Coronel Guilherme Wincler - trecho urbano da antiga Estrada São Paulo/Paraná.
No local são realizados eventos culturais, tais como, exposições, cursos, workshops e oficinas culturais, tais como, de Violão, Cinema, além de uma exposição permanente do Memorial de Capela do Alto, que reúne um acervo fotográfico que narra a história do município.
Sua biblioteca reúne um acerco com mais de 3 mil títulos, onde estudantes podem realizar suas pesquisas e estudos, inclusive com apoio de uma sala do Acessa SP. O Centro Cultural também mantém arquivado o acerco da antiga Corporação Musical São Francisco - um dos orgulhos culturais da cidade.
Rua Coronel Guilherme Francisco Wincler, 103 - CentroCapela do Alto - SPCEP 18.195-000Fone (15) 3267.1500E-mail cultura@capeladoalto.sp.gov.br
Atendimento: segunda a sexta-feira - 8h às 11h e 13h às 17h)
Em Capela do Alto preservação ambiental e saúde caminham juntas. A cidade possui um local apropriado, emoldurado num cenário belo e convidativo, aonde a população e seus visitantes se dedicam a saudável prática de exercícios ao ar livre, em contato direto com natureza.
O local leva o nome de um dos maiores expoentes do esporte da cidade: Luiz Antonio Machado - o Brejeiro - que na década de 70 atuou como goleiro no futebol brasileiro, tendo passagens marcantes no Esporte Clube São Bento (Sorocaba) e Sport Club Corinthians Paulista.
O Centro Ecológico conta com uma pista de caminhada de 1.200 metros, devidamente calçado com piso antiderrapante, construída no entorno de uma lagoa. Existe um playground no local, além de árvores no entorno da pista, garantido trechos com sombras para os freqüentadores. O espaço também é utilizado para ações de educação ambiental, tais como plantio de mudas e operações de limpeza, com estudantes da rede municipal de ensino.
<CLIQUE AQUI> para baixar o Plano Diretor de Turismo
<CLIQUE AQUI> para baixar o Inventário de Oferta Turística
<CLIQUE AQUI> para baixar o Estudo de Demanda Turística