Vigilância Epidemiológica inaugura "Sala de Situação" com reunião sobre o aedes aegypti entre departamentos municipais

04 de fevereiro de 2016

A Vigilância Epidemiológica inaugurou nesta quinta-feira (4), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, "Sala de Situação" contra a epidemia do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, febre amarela, febre chikungunya e o zika vírus.

Durante a reunião, que contou com a presença de representantes da Superintendência de Controle de Epidemias - SUCEN de Sorocaba, Fabiano Pedro e Catlin Peres Batista, e participação dos departamentos municipais de Educação, Saúde, Esportes, Meio Ambiente, Cultura e Comunicação, foram elaboradas quais serão as ações dos respectivos departamentos na luta contra o mosquito.

De acordo com a avaliação de densidade larvária realizada em janeiro por agentes municipais de vetores, houve uma elevação de larvas do aedes aegypti em relação aos últimos meses no município.

Entre os bairros com a maior incidência de larvas estão o Centro, Jardim Casa Nova, Areião, Porto e Iperozinho. Entre os recipientes com maior número de larvas encontradas estão tambores, pneus e vasos e pratinhos de plantas. "O momento é critico e precisamos da participação de todos se quisermos diminuir o impacto do mosquito em nosso município, que no ano passado se saiu muito bem em relação aos municípios vizinhos afetados pela epidemia de dengue", comentou José Rafael Guilherme, coordenador do Programa Nacional de Controle à Dengue em Capela do Alto.

Para o prefeito Marcelo Soares da Silva, que esteve presente durante o encontro, o momento é de união entre todas as esferas. "Iremos fazer tudo o que a lei nos permite para fiscalizar munícipes que, mesmo indiretamente, contribuem para a proliferação do mosquito. O momento é de conscientização e participação de todos nós".

As "Salas de Situação" continuarão acontecendo mensalmente e pretendem reunir cidadãos, vereadores, comerciantes e representantes de comunidades religiosas do município afim de mostrar a todos o avanço do mosquito e as melhores formas de combate-lo.