VACINA PARA TODOS: PREFEITURA ABRE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE PARA TODA POPULAÇÃO CAPELENSES

23 de maio de 2023

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina contra a Influenza está liberada para toda a população desde segunda-feira (15/05), também enfatiza que o município tem ainda muitas crianças a partir de 6 meses de idade que ainda não tomaram a vacina contra a Influenza (gripe) e nem contra o Covid-19.

A vacinação é muito importante para as crianças menores de 5 anos de idade, pois ainda se encontram em fase de desenvolvimento do seu Sistema Imunológico.

A vacinação contra a gripe e contra o Covid-19 acontece nas 04 Unidades de Saúde do município: UBS Central, UBS Nova Capela, UBS Iperozinho e UBS Porto.

É importante destacar que a aplicação das doses para as crianças de 6 meses a menores de 12 anos que já tomaram a vacina contra a Gripe, devem aguardar um intervalo de 15 dias para tomar a vacina contra o COVID-19.

A Secretaria de Saúde também já visitou e aplicou a vacina na população acamada, que recebem a vacina contra a gripe e Covid-19 em suas residências. Para os adultos a partir de 18 anos não precisa de intervalo para receber as vacinas, ou seja, recebem no mesmo dia a vacina contra a gripe e a vacina contra o Covid-19 -Pfizer bivalente.

Tanto a vacina contra a gripe como a vacina contra o Covid-19, têm como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza e coronavírus. O imunizante contra a gripe é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). E o imunizante contra o Covid-19 Bivalente protege de todas as cepas do vírus Coronavírus.