Paratleta: Capelense é destaque em time de handebol em cadeira de rodas

29 de setembro de 2014

O capelense Claudinei Gaspar, 37 anos, vem se destacando na modalidade esportiva de handebol adaptado (para deficientes físicos) pela equipe Liga Eiji Nakano, de Sorocaba. Recentemente o time que Gaspar atua foi campeão da 1ª etapa do Campeonato Paulista de handebol em cadeira de rodas.

Após sofrer um acidente de moto em fevereiro de 2013 e ter o pé esquerdo amputado, Gaspar passou 28 dias internado para sua recuperação. Sem se abater com o resultado trágico desse acidente, Gaspar buscou repaginar a sua vida com novos desafios. Largou a bebida e as drogas e aderiu um lema "O que eu não fiz de bom com os dois pés, quero fazer com um só".

Desde então, começou a frequentar grupos de apoio para superar a abstinência do vício, encontrou também na religião um suporte para ficar bem com si mesmo. Mas ainda nessa persistência de uma vida melhor, em maio deste ano Gaspar recebeu um convite para conhecer o handebol adaptado.

"Quando me convidaram fiquei pensando, acho que estão tirando onda da minha cara, como vou participar de um time? Mas depois que conheci os outros paratletas compreendi que teria uma oportunidade de melhorar a minha qualidade de vida e que o esporte poderia me ajudar", explicou Gaspar.

Todo sábado das 8h às 11h é sagrado, pois é dia de treino na cidade de Sorocaba, mesmo com algumas dificuldades para locomoção Gaspar não perde um. "Estou aprendendo a dar valor pra minha vida, o handebol está me ensinando a viver melhor na sociedade e que mesmo diante das nossas deficiências não podemos desanimar. Espero com o meu testemunho possa ajudar outras pessoas", frisou Gaspar.

A Liga Eiji Nakano está participando do Campeonato Paulista de handebol adaptado e venceu a primeira etapa que foi realizada em Campinas. A segunda etapa aconteceu no último sábado (27), na cidade de Bebedouro, onde o time ficou com o terceiro lugar na classificação.

Curta a página da Liga Eiji Nakano no Facebook no link abaixo: