Gratidão: Depois de 100 dias internado, paciente volta para agradecer equipe de Urgência e Emergência

27 de agosto de 2014

Após pouco mais de 3 meses internado no Hospital Regional e Santa Casa da Misericórdia, em Sorocaba, o trabalhador rural Dirceu Rodrigues, 47, que teve o braço prensado na roçadeira de um trator, voltou à Unidade Mista de Saúde - UMS de Capela do Alto para agradecer o atendimento emergencial que recebeu em abril deste ano. (Saiba Mais)

Dirceu foi o primeiro paciente atendido pela equipe de urgência e emergência do munícipio após a municipalização do serviço. "Fico muito grato e contente pelo que a equipe de enfermeiros fez por mim no dia do acidente. O atendimento foi rápido e importante e com certeza fez a diferença", conta Dirceu.

Na ocasião a equipe de "Urgência e Emergência" que o atendeu era composta pela auxiliar de enfermagem, Margarida Aparecida Machado, pelo técnico em enfermagem, Estevão Barbosa e pelo motorista Sérgio Luiz de Oliveira.

Durante a visita, Dirceu também pode rever os médicos, Samuel Araújo e Mariane Araújo, que foram responsáveis por prestar os primeiros socorros e estabilizar o ferimento antes do paciente ser encaminhado para o Hospital Regional.

"O caso dele foi um milagre. Ele chegou aqui em estado de choque hipovolêmico, ou seja, havia perdido muito sangue por causa da lesão no tórax e tornozelo. Nós fizemos todo o atendimento necessário e o doutor Samuel o encaminhou para o regional", explica a médica.

Serviço de Urgência e Emergência de Saúde
Desde abril deste ano, Capela do Alto rompeu o contrato com o SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Governo Federal, para poder dar mais autonomia e agilizar o atendimento de urgência e emergência da cidade. (Saiba Mais)

Segundo o Secretário da Saúde, Alex Ezídio, além de agilizar os atendimentos, a medida também trouxe economia para a pasta da saúde. "São quase R$ 35 mil reais por mês que a prefeitura vem economizando, dinheiro este que vem sendo investido na compra de outros equipamentos", diz.

No último dia 15 a UMS de Capela do Alto recebeu uma sala de partos emergenciais, melhorando o serviço de urgência e emergência. (Saiba Mais)

Saiba Mais - Equipe de Urgência e Emergência da Saúde atende primeira ocorrência após municipalização do serviço: http://www.capeladoalto.sp.gov.br/noticias/equipe-de-urgencia-e-emergencia-da-saude-atende-primeira-ocorrencia-apos-municipalizacao-do-servico/20140417-160222-F110