Em um ano Coleta Seletiva recolheu mais de 195 toneladas de materiais recicláveis

29 de setembro de 2014

Meio Ambiente

,

O sistema de Coleta Seletiva completou um ano este mês de setembro em Capela do Alto e já recolheu mais de 195 toneladas de materiais recicláveis, promovendo a cultura de separação e a destinação do lixo reciclado de forma correta.

A Coleta Seletiva começou em alguns bairros da cidade e hoje já atende 100 % da área urbana e diversos bairros rurais do município, como o Porto, Cercadinho, Iperozinho e Areião.

"No começo foi difícil, muitas pessoas acharam que não daria certo, mas com a ajuda da população e com o trabalho da nossa equipe nós conseguimos fazer com que a iniciativa se tornasse o sucesso que é hoje", diz Mi Gomes, diretor do Meio Ambiente do município.

De acordo com os números divulgados pelo departamento de Meio Ambiente, o material mais recolhido durante esse período foi o papel. "Foram 124 toneladas de papel coletados. Com esse número evitamos o corte de 2.480 árvores adultas", explica Mi Gomes.

O programa coleta seletiva também foi uma das ações que fizeram com que a cidade ganhasse o certificado de Município Verde Azul, reconhecimento dado á cidades que realizam ações que contribuem para o Meio Ambiente como esgoto tratado, preservação, recuperação de mata ciliar e proteção de mananciais, entre outras atribuições.

"Nosso objetivo é cuidar do meio ambiente e beneficiar a vida dos capelenses. Ainda temos muito que fazer para melhorarmos o nosso trabalho, mas com o empenho de todos os cidadãos, em breve teremos excelentes resultados", comemorou Mi Gomes.

Confira abaixo a lista dos números de materiais reciclados durante um ano:

Material Reciclado

Quantidade (KG)

Recurso Natural Poupado

Papel

123.961

A reciclagem dessa quantidade de papel evitou o corte de 2.480 árvores adultas.

Vidro

17.651

A reciclagem dessa quantidade de vidro evitou a extração de 22.750 kg de areia da natureza.

Plástico

22.651

 

A reciclagem dessa quantidade de plástico evitou que milhares de litros de petróleo fossem extraídos da natureza.

Alumínio

2.205

A reciclagem dessa quantidade de alumínio (latinhas) evitou a extração de 11.025 kg de minérios da natureza e evitou  o corte de 1.970 árvores que seriam utilizados como carvão na produção dessas latas.

Óleo

2.027 litros

A reciclagem dessa quantidade de óleo (evitando assim seu despejo na rede de esgoto ou em locais inadequados) evitou que 50.675.000 litros de água fossem contaminados com óleo.  Se considerarmos que em cada domicilio tem uma caixa de água de 1.000 litros, então poderíamos concluir que se todos esses litros de óleo coletados tivessem sido descartados incorretamente perderíamos agua suficiente para abastecer 50.675 famílias.

Outros Materiais

24.071 ,00 kg