Educação Empreendedora: Fortalecendo a cultura da cooperação

04 de setembro de 2023

Educação

Em parceria com o SICOOB, professores e alunos da rede  municipal de Capela do Alto, recebem aula prática sobre o tema proposto de cada edição e foram estimulados a criar produções textuais alinhadas e indicadas na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. 

O Programa Concurso Cultural explicita a intenção do Instituto Sicoob de fomentar o cooperativismo em escolas do ensino fundamental das redes pública e privada e das cooperativas educacionais, promovendo a construção de conhecimentos geradores de práticas mais cooperativas, aprendidas e vivenciadas com base em valores e princípios cooperativistas, durante as atividades escolares.

O programa se desenvolve anualmente em torno da proposição de um tema que favorece a problematização de conhecimentos sobre o mundo/a realidade próxima. A cooperação é o recurso privilegiado para propor estratégias educativas que coloquem o tema em debate, instrumentalizando os professores para orientar os estudantes a buscarem conteúdo para a produção, planejamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento coletivo dos textos que serão objeto do concurso.

Interação, participação, trabalho coletivo e protagonismo são conceitos que estruturam as sequências didáticas do Concurso Cultural. O espírito curioso, a motivação para descobertas e a disposição para criar, decidir, escolher e produzir são características comuns em crianças durante ações espontâneas, que não podem ser ignoradas em espaços educativos.