Educação Empreendedora: Alunos da rede municipal apresentam projetos inovadores no Parque Tecnológico de Sorocaba

20 de novembro de 2023

Educação

Na tarde de hoje, o Parque Tecnológico de Sorocaba recebeu os projetos vencedores da Primeira Feira Municipal de Ciências de Capela do Alto. Um dos projetos se destacou e representará a região na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), mostrando o Óculos Ultrassônico para auxiliar pessoas com deficiência visual. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Thayrine Ribeiro e Daniel Itiuba com orientação do professor Jonathan Teixeira. Em 2° lugar o projeto Máquina de Suco desenvolvido pelos alunos Joakkyn Winnycios, Luiz Augusto Machado Rocha e Luiz Felipe Menck orientados pelo professor Anderson Dalmolin Arsentales. O 3° lugar ficou a Mochila Pack, que utilizada energia solar para carregar aparelhos celulares acoplados em mochilas escolares, projeto desenvolvido pelos alunos Arlan Dias Pires, Maria Eloiza da Cruz e Miguel Cavalcante Martins sob orientação da professora Ellen Espírito Santo Lima. O 4° Lugar ficou com o carrinho de controle remoto sustentável dos alunos Gustavo Simão F da Silva, João Gabriel Simões Gomes, Karen Gabriel Zahn e Sérgio Gustavo dos Santos coordenados pelo professor Jonas Fernandes da Silva.

O evento também contou com a amostra do projeto Guitarra Sustentável que consiste em um sistema de sons e toques voltados a atividades sensoriais para pessoas com deficiência visual apresentado pelo aluno Ulisses Nogueira.

Foi uma tarde de aprendizado, tecnologia e sustentabilidade, destacando a importância da educação e da inovação para nossa região.