Coleta Seletiva e seus novos desafios em Capela do Alto

03 de outubro de 2014

Meio Ambiente

,

 Em apenas um ano de Coleta Seletiva, mais de 195 toneladas de materiais foram reciclados em Capela do Alto. Isso significa uma média de 16 toneladas de resíduos recicláveis coletados por mês no município. Os números impressionam, mas o serviço ainda deve melhorar.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Mi Gomes, existem bairros em que o serviço de coleta ainda não passa. "Nos bairros do Itarassu e Barra a coleta ainda não funciona. Nós, do Meio Ambiente, estamos estudando soluções para que esses bairros possam fazer parte do serviço o mais rápido possível e, quando isso acontecer, a população desses locais será avisada com antecedência", diz.

O Departamento de Meio Ambiente conta com dois caminhões com gaiolas que são responsáveis por coletar os materiais recicláveis e leva-los até o Centro de Triagem, onde são separados e reciclados pelos agentes ambientais. "Também estamos buscando recursos para a reforma, ampliação e compra de novos equipamentos que possibilitem melhorar e expandir a Coleta Seletiva", explica Mi Gomes.

Outro ponto a ser melhorado é a frequência do serviço em alguns bairros do município. Segundo um levantamento realizado pela equipe do Meio Ambiente, existem áreas que a quantidade de recicláveis é maior e vem crescendo cada vez mais. "Constatamos que existe a necessidade de passar mais vezes por semana na área central, onde o volume de material reciclável vem crescendo", explica Evelen Carina, coordenadora do Departamento deMeio Ambiente.

"Atualmente 4% de todo o lixo coletado no município são recicláveis que vão para o Centro de Triagem, a nossa meta é atingir 10% de material seletivo de todo resíduo coletado na cidade. O Departamento de Meio Ambiente está buscando soluções para fazer isso e queremos a ajuda da população. É para ela que trabalhamos", concluí Mi Gomes.

Sugestões podem ser enviadas através do e-mail meioambiente@capeladoalto.sp.gov.br


Confira os dias e bairros que a Coleta Seletiva atende:
Segunda:
Porto, Iperózinho, Jutuba e Morro.

Terça: Portal São Francisco, Higino, Cido Brisa, Maria de Lourdes e Jardim Casa Nova.

Quarta: Nadir Vieira, Trettel, Nogueira, Culaus, Jardim dos Horizontes e Centro.

Quinta: Areião, CDHU e Canguera.

Sexta: Jardim Nova Capela, Jardim Casa Grande e Cercadinho.