CAPELA DO ALTO É UMA DAS PRIMEIRAS CIDADES DA REGIÃO A IMPLANTAR A TELEMEDICINA

30 de março de 2023

Saúde

O termo telemedicina ganhou notoriedade em 2020, sobretudo com a pandemia do novo coronavírus. A tecnologia que permite ao médico chegar virtualmente até o paciente em qualquer hora, data e local, já é uma realidade em Capela do Alto. Os atendimentos são realizados a distância por meio de uma cabine de atendimento instalada na Unidade de Pronto Atendimento, no Centro e, em breve, deverão ser realizados na Policlínica que está fase avançada de construção. Nesse início são oferecidos atendimentos de especialidades em Psicologia e Nefrologia. A Secretaria da Saúde implantará mais especialidades assim que o sistema estiver totalmente funcional e aprovado pela população.

As consultas são realizadas por meio de videoconferência. O médico especialista é solicitado pelas unidades de saúde por meio da Central de Vagas “O atendimento primário é feito na unidade de saúde do município, por um médico clínico geral. O profissional avalia qual a necessidade do paciente. Então é feito o agendamento, com data, hora e especialidade médica necessária para aquele paciente”, explica Gabriela Sanches, enfermeira responsável.

Dona Maria, que passou por consulta e ficou bastante satisfeita com os atendimentos “eu tenho que passar para minhas amigas o que eu fiz aqui, porque foi ótimo”, ressaltou a moradora de Capela do Alto, uma das primeiras atendidas pelo novo sistema de tele medicina do município.

Para o prefeito a tele medicina é mais uma das inovações que vieram para ficar “Desde o enfrentamento da Pandemia confiamos na ciência e na tecnologia a favor da vida, foi assim quando utilizamos um aplicativo que gerenciou todo processo de vacinação e colocou nossa cidade entre as melhores no ranking de vacinação do estado, está sendo assim com o sistema de digitalização de todo sistema de saúde com prontuários eletrônicos e sistema de senhas e agora, mais essa inovação com a tele medicina que irá somar ainda mais no avanço da saúde dos capelenses. Em breve iremos levar mais especialidades e a tecnologia aproximando médicos da população capelenses” ressaltou o prefeito Péricles Gonçalves – Kéke.

A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional. A telemedicina já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas. A prática se popularizou mais durante a pandemia de Covid-19, quando o governo brasileiro liberou também as teleconsultas.

Com o uso de tecnologias de informação, que agregam qualidade e velocidade na troca de conhecimento, os médicos podem tomar decisões com maior agilidade e precisão. Por meio da telemedicina, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, utilizando computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets conectados à internet.