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15 de março de 2019
Educação
Afim de demonstrar as melhores práticas educacionais do Estado de São Paulo, a seccional paulista da Undime realizou ontem, 13, durante o 29° Fórum Estadual, em Atibaia, a cerimônia de premiação que destacou Itú, Araçatuba e o município de Capela do Alto com as práticas de educação básica mais exitosas do Estado de São Paulo.
Ao todo, 115 projetos, de 30 municípios inscritos, foram avaliados durante a exposição da galeria de boas práticas e votados pelos mais de 500 participantes do evento. Cada um dos 3 municípios vencedores levou para à rede uma cesta com dezenas de brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Em Capela do Alto, município pertencente ao polo regional Sorocaba/Itapetininga, há um Centro de Referência Educacional que oferece suporte para a rede municipal, incluindo alunos da creche ao fundamental II, professores e gestores. O trabalho acontece por meio de visitas técnicas, avaliação, oficinas terapêuticas e grupo de atendimento e apoio.
Todavia, Capela do Alto levou o prêmio de 3° lugar pelo Projeto Baú Viajante, que visa levar o “mundo mágico da leitura” aos alunos da Educação Infantil, por meio de baús “recheados” de livros coloridos e envolventes. Ao todo, são 13 baús com um total de 400 livros que perpassam às escolas de educação infantil da rede municipal aos alunos de 0 a 4 anos. Elaine Corrêa, DME do município, também buscou o prêmio.
Na cidade de Araçatuba, no noroeste do estado, o Prêmio Acontece, que conquistou o 2° lugar, é uma iniciativa da Secretaria Municipal que revela e valoriza professores com talentos e projetos que aprimoram a educação das crianças do município. Em 2018, a prefeitura da cidade homenageou 30 profissionais de diversas áreas da rede de ensino, com troféus e prêmios em dinheiro.O Prêmio Acontece tem a finalidade de multiplicar as práticas que ocorrem na rede municipal de Araçatuba e valorizar a atuação de educadores que fazem a diferença por onde atuam.
As categorias que foram critério de avaliação e premiação foram: Gestão eficiente na resolução de conflitos; Liderando práticas pedagógicas; Com diferentes linguagens também se aprende; Aprendendo na tenra idade; Emoção e afetividade na aprendizagem; Aprendizagem com ludicidade; Educação Ambiental; Educação Matemática e Alfabetização e letramento. O prêmio foi recebido pela DME de Araçatuba, Silvana de Sousa.
A prática mais votada, conquistando o primeiro lugar, foi para Itú, que apresentou na galeria o Prêmio Professor Sem Igual, que tem o objetivo de valorizar e reconhecer resultados que colaboraram para alcançar as metas do Plano Municipal e Nacional de Educação. O município, pertencente o polo Sorocaba/Itapetininga, realizou a primeira edição no ano passado e valorizou professores e adjuntos que atuam como titulares de sala de aula nas segundas fases da Educação Infantil e dos primeiros aos quintos anos do Ensino Fundamental.
No total foram premiadas 10 professoras do Ensino Fundamental e seis da Educação Infantil que, no Ensino Fundamental, obtiveram o maior índice de alfabetização, tendo como base os resultados da sondagem do terceiro bimestre e os melhores resultados considerando o progresso do aluno desde o primeiro simulado 2018. Já na Educação Infantil foram considerados os melhores resultados baseados na sondagem do terceiro bimestre, considerada a meta destinada para esta etapa e, como critério de desempate, os resultados apresentados no simulado do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), realizado em novembro de 2018. Lívia Sousa, diretora do departamento de Ensino Fundamental, recebeu a premiação. Todos os municípios participantes levaram para casa certificado de participação da galeria.
Fonte: Undime
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