Caminhada de conscientização sobre câncer de mama reuniu mais de 30 pessoas na Lagoa Municipal

23 de outubro de 2014

Mais de 30 mulheres e homens vestindo rosa participaram da caminhada contra o câncer de mama, que aconteceu hoje (23), na pista de caminhada da Lagoa Municipal.

O evento, que contou com participação de alunas da Academia Corpus e do projeto "Agita Aí", faz parte da programação do "Outubro Rosa", movimento internacional voltado para a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

"Queremos conscientizar essas mulheres que caminharam conosco sobre a importância de se fazer os exames necessários. Quanto mais cedo a doença for descoberta, melhor será o tratamento", explica a enfermeira Fabiana Paschoal.

"Eu adorei participar" conta Ana Cristina Ferreira Silva, 28, aluna do projeto "Agita Aí". "Temos que acabar com o mito de que o câncer de mama não tem cura. Tem cura sim e quanto mais cedo se descobrir, maiores serão as chances", completa.

Além da caminhada, foram distribuídas guias para a realização do exame de mamografia. "Distribuímos guias para as mulheres que participaram da caminhada e estaremos a disposição nas Unidades de Saúde para as interessadas em realizar o exame", diz Fabiana.

Novembro Azul
Em novembro será a vez dos homens com o Novembro azul: um movimento voltado para a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, segundo tipo de câncer que mais atinge homens no Brasil, de acordo com Instituto Nacional de Cancêr - INCA.

Em Capela do Alto, a conscientização acontecerá através de vários eventos e atividades que serão realizados durante o mês de Novembro. "Nós estamos trabalhando duro para conscientizar a população sobre a importância de fazer os exames necessários para diagnosticar qualquer tipo de câncer", conta Alex Ezídio, diretor de saúde do município.