Antigas creches de Capela do Alto agora são conhecidas como CMEIs

09 de setembro de 2014

Em março deste ano, a Secretaria de Educação de Capela do Alto deu inicio a um processo de mudança nas antigas creches do município - agora Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs, com o objetivo de transformar o modelo assistencial, até então adotado pelas instituições, em um modelo de ensino educacional.

De acordo com a Supervisora de Ensino, Silmara Ramos, a mudança faz com que os CMEIs deixem de ser um local que apenas cuida de crianças enquanto as mães trabalham e passa a ser parte da educação básica; um local de aprendizagem que se preocupa com o desenvolvimento das crianças.

O processo começou com a chegada de gestores em cada Centro Municipal de Educação Infantil do município. "Com um gestor exclusivo para cada Centro, novos espaços, atividades e brincadeiras começaram a ser implantadas, com a intenção de aproveitar melhor o tempo que as crianças ficam nos CMEIs" explica Silmara.

Em junho deste ano, os gestores, professores e monitores dos CMEIs participaram de uma formação oferecida pela Secretaria de Educação do município para aprender novas técnicas e conteúdos que foram e estão sendo usados nos Centros de Educação Infantil. A formação contou com palestras, visitas técnicas e acabou em agosto.

"Houve mudanças significativas e positivas no ambiente e na rotina das crianças. Estamos totalmente voltados à meta de estímulos motor e cognitivo e um ambiente acolhedor para todas elas", diz Juliana Plens de Quevedo, gestora do Centro Pedro de Souza Quevedo, no centro.

No CMEI Claro da Silva, no bairro do Iperozinho, as mudanças já começaram a acontecer. De acordo com o gestor Cassiano Conceição várias mudanças no espaço aconteceram e o número de alunos atendidos aumentou. "Comecei com 11 alunos e hoje já são 44. Também implantamos o "Projeto Horta" e o "Produzindo seu Próprio Alimento", que estimula a autoconfiança do aluno e traz a coordenação motora, regras e higiene como parâmetros de uma boa conduta", conta.

Entre as novas atividades que estão sendo realizadas nos CMEIs estão o "Cantinho da Leitura", espaço dedicado à leitura e ao enriquecimento do repertório cultural das crianças, cantinho da beleza, do faz de conta, além de rodas de conversa.

"Esses ambientes são móveis, ou seja, preparados antecipadamente para o uso e estimulam todas as metas de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças", diz Lilian Aparecida de Oliveira Martins, gestora da CMEI Alquiticlina Pinto de Lara, no bairro do Cercadinho.

"Aos poucos nós conseguimos transformar as antigas creches em um local de aprendizado e desenvolvimento, um lugar que as crianças aprendam e se divirtam. Essa é uma conquista muito grande, para nós e principalmente para as crianças da nossa cidade" concluiu o Coordenador Geral da Educação, Vanilton Machado de Oliveira.