Alunos da escola Joaquim Salvador de Quevedo visitam Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp

19 de agosto de 2014

Comunicação

,

Os alunos do 5º ano da escola Joaquim Salvador de Quevedo, do bairro Cercadinho, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp na manhã de hoje (19).

Na visita, as crianças tomaram conhecimento de que a água distribuída no município é de captação subterrânea e dos cuidados que são tomados no tratamento da água antes do fornecimento nas residências.

Segundo a professora Bruna Coelho Vieira, que acompanhou os alunos durante o passeio, a visita ocorre todo ano e é muito importante para o conhecimento das crianças. "É importante que os alunos saibam todo o processo que acontece antes da água chegar às suas casas", conta.

Durante o passeio, as crianças estiveram na Sala de Análise, onde o técnico da Sabesp, Silvio Gabriel de Almeida, mostrou como é medido o pH e o cloro da água e respondeu algumas perguntas feitas pelos alunos sobre o assunto.

Para o diretor de Meio Ambiente do município, Mi Gomes, é importante conscientizar as crianças sobre o desperdício desde pequenas. "A água é um bem natural e finito, motivo pelo qual devemos intensificar os cuidados para evitar sua contaminação e desperdício, preservando o meio ambiente", diz.

No final da visita, as crianças receberam um lanche oferecido pela Sabesp.


Visita na quinta
Na quinta-feira (21), os mesmos alunos também irão visitar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central, que fica no Distrito Industrial, em Capela do Alto.

"A visita será importante para que os alunos tenham conhecimento de como funciona um sistema de saneamento - tratamento de esgoto, suas tubulações, o caminho percorrido até a lagoa de tratamento e o sistema de tratamento realizado até seu retorno a natureza, evitando a disposição a céu aberto e riscos a saúde e ao meio ambiente", explica Mi Gomes.