Alunos da escola "Joaquim Salvador de Quevedo" conhecem Estação de Tratamento de Esgoto de Capela do Alto

21 de agosto de 2014

Meio Ambiente

,

Na manhã de hoje (21), os alunos do 5º ano da escola Joaquim Salvador de Quevedo, do bairro Cercadinho, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) central, que fica no Distrito Industrial, em Capela do Alto. Eles também estiveram na Estação de Tratamento de Água da Sabesp na última terça (19). (Saiba Mais)

A visita contou com a presença da coordenadora da escola, Flávia Oliveira, da professora, Bruna Coelho Viera, do técnico da Sabesp, Silvio Gabriel de Almeida e do diretor do Meio Ambiente, Mi Gomes.

"Na terça-feira as crianças estiveram na Estação de Tratamento de Água, onde puderam ter conhecimento de como a água é captada, distribuída e do tratamento que ela recebe antes de chegar à nossas casas. Hoje elas conheceram o tratamento que a água usada em nossas residências recebe antes de ser devolvida para o meio ambiente", diz Mi Gomes.

O objetivo da ETE é diminuir as impurezas presentes no esgoto que trazem riscos para a natureza e devolve-lo ao meio ambiente de forma limpa ou em condição adequada para que a natureza continue o trabalho de purificação, explica Silvio, técnico da Sabesp. "O esgoto doméstico da cidade é conduzido até aqui e passa por várias etapas de tratamento, até que a água fique em condição adequada para voltar à natureza", diz.

A última análise realizada na ETE de Capela do Alto, em fevereiro deste ano, apresentou 87% de eficiência no tratamento da água. O mínimo exigido é de 80%.

Depois das visitas, os alunos trabalharão o que foi aprendido em forma de texto e desenho. "Eles irão falar em uma redação e em forma de desenho o processo que a água faz antes de chegar à nossas casas e o que acontece com ela depois do nosso uso", diz a professora Bruna Coelho Vieira.