1ª Sala de Situação em Saúde

19 de outubro de 2017

Saúde

No dia 02/10/2017 a Secretaria Municipal de Saúde convidou as demais Secretarias e Departamentos da Prefeitura para participar da 1ª “Sala de Situação” em Saúde de 2017. Estavam presentes Sr. Prefeito, Presidente da Câmara Municipal, Diretores do Meio Ambiente,  Divisão de Serviços e Obras, Cultura e Esportes, VE,VISA, entre outros. O objetivo da “Sala de Situação” foi passar dados Epidemiológicos sobre as Arboviroses em nosso município e planejar as ações para prevenção possíveis de surtos e risco de  epidemia na transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika.

A Coordenadora de Divisão VE/VISA Enfª Elaine Camargo afirma que o momento é critico e precisamos da participação de todos os Departamentos para juntos planejarmos ações e diminuir o impacto e proliferação do mosquito Aedes Aegipty em nosso município antes do período sazonal e de chuvas. Enfatiza que no ano passado (2016) o município teve 68 casos notificados de Dengue, sendo 31 casos positivos, 13 autóctones e 17 casos importados (pacientes adquiriram o vírus em outros municípios). Segundo o Coord. de Agente de Vetores José Rafael Guilherme precisamos focar na eliminação de criadouros, só assim interrompemos o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegipty.

O Sr. Prefeito  Péricles Gonçalves enfatiza: “ o momento é de conscientização e participação de todos, precisamos unir as forças e trabalharmos juntos”.

As reuniões da "Sala de Situação" continuarão acontecendo periodicamente, ela é uma importante ferramenta de apoio ao planejamento de gestão em saúde, onde podemos ouvir opiniões, sugestões, ampliando as discussões sobre a construção de instrumentos, ações e o monitoramento dos indicadores de saúde no município, viabilizando ações mais eficazes no combate  ao mosquito causador da doença.

saude, imprensa,
Saude