Vigilância Epidemiológica de Capela do Alto alerta sobre risco de dengue no município

08 de janeiro de 2015

Comunicação

,

A Vigilância Epidemiológica de Capela do Alto alerta para o risco de dengue no município devido ao grande número de larvas encontradas por agentes durante visitas de inspeção nos últimos dias. O principal motivo são as chuvas dos últimos dias e a falta de atenção dos moradores para eliminar os possíveis focos nas águas paradas, segundo a Vigilância.

De acordo com José Rafael Guilherme, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD em Capela do Alto, o número de recipientes com água parada também aumentou em residências do município.

"Nossos agentes encontraram um número bastante expressivo de recipientes com água parada e larvas do mosquito em casas da nossa cidade se comparado com outros anos", diz José Rafael e completa "a população não pode descuidar, o combate a dengue começa dentro de casa".

Existem diversas maneiras de prevenção que devem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Uma delas é não deixar água em recipientes como caixas da água e vasos de planta.

"A prevenção é a única arma contra a dengue. Manter a caixa da água tampada, colocar areia em pratinhos de planta e fiscalizar o quintal é algo simples que a população deve fazer com frequência", alerta o coordenador do PNCD em Capela do Alto.