Raposo Tavares: Viaduto no Distrito do Porto recebe o nome de "Inízio Alves Carriel"

16 de março de 2015

Foi sancionada no último dia (13) o projeto de Lei 40/15, de autoria da deputada Rita Passos (PSD), que dá ao viaduto localizado no quilômetro 133,5 da Rodovia Raposo Tavares, no Distrito do Porto em Capela do Alto, o nome de "Inízio Alves Carriel". O homenageado foi um cidadão de grande relevância para a localidade cuidando e zelando pelo seu povo.

A sugestão da homenagem foi do diretor de Meio Ambiente, Mi Gomes, que apontou o nome do saudoso "Nizião", como era conhecido, sendo muito bem aceita pelos familiares e moradores mais antigos do Distrito do Porto.

"Ficamos muito felizes com a homenagem ao meu avô que muito fez e lutou pelo distrito e agora tem o seu nome no viaduto de acesso à localidade. Reconhecimento merecido!" frisou Eliane Machado, neta do homenageado.

Segundo o prefeito Marcelo Soares da Silva, a valorização das pessoas que construíram o município devem acontecer eternizando seus nomes em obras. "A deputada atendeu prontamente nossa indicação, e agora o saudoso Nizião será sempre lembrado por nós e as próximas gerações", disse.

Saiba mais sobre o PL: http://bit.ly/16XnUns

Histórico:
Inízio Alves Carriel, conhecido como "Nizião", nasceu em Capela do Alto, no dia 29 de junho de 1927 e era casado com Elvira Cleto Carriel, tendo falecido aos 26 de outubro de 2012.

Filho de Lourenço Alves Carriel e de dona Leopoldina Maria Ingrácia das Dores, nasceu e foi criado no Distrito do Porto, tendo estudado na escola do bairro.

Era lavrador, plantava e colhia para o sustento da família. Além disso, adotou uma sobrinha, Marlene Domingues Rodrigues, aos seis anos de idade, considerando-a como filha, a qual lhe deu cinco netos.

Católico praticante, honesto, humilde, hospedeiro e envolvente com sua simplicidade e sabedoria, estava sempre disposto a ajudar na comunidade, destacando-se sua atuação em trabalhos como: a construção da primeira Igreja católica, em que foi solidário com os trabalhos manuais da obra e na organização das quermesses.

Na participação da formação da escola, fazia-se uso de sua charrete com cavalo, levando e trazendo professoras das cidades vizinhas.

Vendo a situação que as professoras viviam, sentiu-se comovido ao pensar na distância, no cansaço e no tempo que levavam para ir e voltar da escola, para ali trabalhar. Piedoso que era, ajudou-as, sem nada pedir em troca, levando-as e buscando-as, quase todos os dias, por um bom período de tempo.

Quando jovem, juntamente com seus pais e irmãos, participou de trabalhos manuais para que a estrada principal do bairro fosse aberta.

Marcou a memória de todos que o conheceram pelo amor e carinho que transmitia a familiares, amigos e conhecidos, sem distinção, tratando sempre a todos de forma igual.

Entre as várias homenagens que recebeu ao longo de sua vida, destaca-se aquela recebida na Câmara Municipal da cidade, em setembro de 2003, com Certificado de Honra ao Mérito, tendo sido reconhecido pelos relevantes serviços que prestou para a comunidade capelense, desde sua instalação, ocorrida em março de 1965.