Últimas Notícias:
Novembro Azul: Cuide da sua saúde, homem! 💙
JEPP: Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Transforme a internet em uma aliada para o sucesso do seu negócio! 🚀
ATENÇÃO, EMPREENDEDORES E COMERCIANTES DO SEGMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS!
Samba Sinfônico em Capela do Alto! 🎶
1ª Conferência Municipal de Cultura de Capela do Alto
Novos CEPS em Capela do Alto! 📮
🎬 Cinema no Bairro 2.0: “Divertidamente 2” no Teatro Municipal!
Convite: Formatura da 3ª Turma da GCM
STAND-UP: Felipe Branco na Xinxa
A
+A
Acessibilidade
Diretor de Meio Ambiente participa do programa "Falando com Prefeito" na rádio OCAI FM
Prefeito assina mais de 3 milhões de reais em convênios para o município
Prefeitura realiza "Audiência Pública" em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal
Espetáculo de dança "1 Milímetro of All That" aconteceu no sábado (24)
Prefeitura divulga programação da "2ª Semana do Meio Ambiente" em Capela do Alto
Vigilância Sanitária divulga edital com deferimento e indeferimento de licenças para 2014
Agricultura e Sindicato Rural abrem inscrições para curso gratuito de "Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas"
A todo vapor: Base que receberá a Academia Adaptada para deficientes começa a ser preparada
Saneamento Básico: Distrito do Porto tem a ligação da 1ª residência à rede de esgoto
Prefeitura divulga os editais: gabarito oficial, recursos contra gabarito preliminar e resultado preliminar do "Concurso Público 01/2014"
Entrar
30 de setembro de 2014
Meio Ambiente
Desde que foi implantada, em setembro do ano passado, a Coleta Seletiva já recolhe mais de 24 toneladas de material reciclado por mês e mudou a vida de várias pessoas através da Associação de Agentes Ambientais, que iniciou com 6 pessoas e hoje já são 12.
Para o diretor de Meio Ambiente e responsável pela implantação da Coleta Seletiva, Mi Gomes, a iniciativa só deu certo graças à participação da população. "Os moradores do município abraçaram essa ideia e a Coleta, que começou em um bairro, hoje atende 100% da área urbana e vários bairros da cidade. Isso só foi possível com a ajuda da população, que abraçou a iniciativa", diz.
Raquel Camargo de Caetano, 37, moradora do bairro Jardim Casa Grande conta que a Coleta Seletiva ajudou inclusive na organização do lixo em sua casa. "Olha, eu achei ótimo, agora o lixo fica organizado. Antes, por exemplo, a gente misturava tudo e colocava no portão e às vezes alguém acabava rasgando os sacos ou os lixeiros não pegavam", conta, "agora com a coleta nós sabemos os dias certos de colocar o material reciclado para eles serem levados", completa.
Outro morador do bairro jardim Casa Grande que aprovou a iniciativa é José Oliveira Alves, 50. "No começo foi complicado fazer essa separação corretamente, mas graças ao trabalho de conscientização realizado pela prefeitura eu e minha família nos adaptamos. Hoje eu tenho consciência de que estamos fazendo um bem para nós mesmos e para o meio ambiente", conta.
Antes da implantação da Coleta Seletiva nas ruas e nos bairros, o programa começou a funcionar dentro das escolas do município com o objetivo de que os pais, através dos alunos, conhecessem um pouco mais o funcionamento do serviço. Na escola Maria Elza Lázara Lopes, a conscientização aconteceu na forma de palestras, teatros e orientação dentro das salas de aula. "Na nossa escola o projeto aconteceu de maneira contínua, organizamos teatros e palestras sobre o tema e entregamos panfletos para os alunos com os dias em que a coleta aconteceria na cidade", conta a diretora da escola, Elvira Dias, conhecida como Gugo.
Depois, já com o serviço implantando, os alunos de Administração da ETEC de Capela do Alto desenvolveram o projeto "Capela Consciente", com o objetivo de alertar a população sobre a importância da reciclagem e do uso correto dos sacos verdes.
Exemplo - Dona Augusta Maria dos Santos, 57, é aposentada e moradora do bairro Higino Moreira. Para ela, a Coleta Seletiva é algo essencial e que não pode parar. "Eu já separo o lixo há 20 anos. Antes, quando podia, vendia os materiais e doava o dinheiro, mas depois, por conta da saúde, não pude mais fazer isso. Com a Coleta eu fico tranquila por que sei que se eu deixar o saco verde na porta da minha casa, o caminhão da prefeitura irá passar para pegá-lo", diz.
Isso foi útil?