"Essa ideia só foi possível com o apoio dos moradores" diz Mi Gomes sobre a participação da população na Coleta Seletiva

30 de setembro de 2014

Desde que foi implantada, em setembro do ano passado, a Coleta Seletiva já recolhe mais de 24 toneladas de material reciclado por mês e mudou a vida de várias pessoas através da Associação de Agentes Ambientais, que iniciou com 6 pessoas e hoje já são 12.

Para o diretor de Meio Ambiente e responsável pela implantação da Coleta Seletiva, Mi Gomes, a iniciativa só deu certo graças à participação da população. "Os moradores do município abraçaram essa ideia e a Coleta, que começou em um bairro, hoje atende 100% da área urbana e vários bairros da cidade. Isso só foi possível com a ajuda da população, que abraçou a iniciativa", diz.

Raquel Camargo de Caetano, 37, moradora do bairro Jardim Casa Grande conta que a Coleta Seletiva ajudou inclusive na organização do lixo em sua casa. "Olha, eu achei ótimo, agora o lixo fica organizado. Antes, por exemplo, a gente misturava tudo e colocava no portão e às vezes alguém acabava rasgando os sacos ou os lixeiros não pegavam", conta, "agora com a coleta nós sabemos os dias certos de colocar o material reciclado para eles serem levados", completa.

Outro morador do bairro jardim Casa Grande que aprovou a iniciativa é José Oliveira Alves, 50. "No começo foi complicado fazer essa separação corretamente, mas graças ao trabalho de conscientização realizado pela prefeitura eu e minha família nos adaptamos. Hoje eu tenho consciência de que estamos fazendo um bem para nós mesmos e para o meio ambiente", conta.

Antes da implantação da Coleta Seletiva nas ruas e nos bairros, o programa começou a funcionar dentro das escolas do município com o objetivo de que os pais, através dos alunos, conhecessem um pouco mais o funcionamento do serviço. Na escola Maria Elza Lázara Lopes, a conscientização aconteceu na forma de palestras, teatros e orientação dentro das salas de aula. "Na nossa escola o projeto aconteceu de maneira contínua, organizamos teatros e palestras sobre o tema e entregamos panfletos para os alunos com os dias em que a coleta aconteceria na cidade", conta a diretora da escola, Elvira Dias, conhecida como Gugo.

Depois, já com o serviço implantando, os alunos de Administração da ETEC de Capela do Alto desenvolveram o projeto "Capela Consciente", com o objetivo de alertar a população sobre a importância da reciclagem e do uso correto dos sacos verdes.

Exemplo - Dona Augusta Maria dos Santos, 57, é aposentada e moradora do bairro Higino Moreira. Para ela, a Coleta Seletiva é algo essencial e que não pode parar. "Eu já separo o lixo há 20 anos. Antes, quando podia, vendia os materiais e doava o dinheiro, mas depois, por conta da saúde, não pude mais fazer isso. Com a Coleta eu fico tranquila por que sei que se eu deixar o saco verde na porta da minha casa, o caminhão da prefeitura irá passar para pegá-lo", diz.