CPFL Paulista e Cinecidade trazem cinema gratuito e sustentável a Capela do Alto

29 de fevereiro de 2016

Cultura

,

No próximo dia 2, o Cinecidade chega a Capela do Alto para realizar sessões gratuitas de filmes. Em parceria com o primeiro cinema sustentável do país, o Cinesolar, a programação acontecerá na Praça da Escola Coronel, a partir das 19h, com a exibição de curtas-metragens infantojuvenis, e às 20h, será a vez do longa-metragem de animação Uma História de Amor e Fúria, do diretor Luiz Bolognesi.

Patrocinado pelo Grupo CPFL Energia e com o apoio do Instituto CPFL Cultura, o Cinecidade continua a viajar pelo estado paulista com o Circuito CPFL de Arte e Cultura. O projeto já passou por 50 cidades paulistas, desde agosto do ano passado. E, entre fevereiro e março, serão contabilizadas mais 10 locais. Além das sessões gratuitas, o circuito ainda promove oficinas de sustentabilidade e vídeo para crianças e adolescentes em alguns municípios.

"Em um ano em que muito se falou sobre crise e dificuldades provocadas pela crise, conseguimos unir forças e superar obstáculos com criatividade, esforço, interação e inovação. Em parceria com o Cinesolar, levamos cinema e atividades de sustentabilidade a mais de 50 cidades do interior paulista. Esta programação acessível, democrática e de alta qualidade é marca do Instituto CPFL, e nela nos apoiamos para fazer de 2016 um ano ainda mais intenso e inspirador", afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

A parceria entre o Cinecidade e o Cinesolar é inédita. Além de projetar os filmes com energia limpa e renovável, o cinema solar leva toda estrutura necessária para realizar as sessões, desde telão até cadeiras para o público. A cada mês uma exibição de filme brasileiro diferente. O longa-metragem Uma História de Amor e Fúria foi o escolhido para fechar as sessões de março.

"Nosso objetivo é difundir e democratizar o acesso às produções audiovisuais brasileiras através de um circuito paralelo ao das salas comerciais e que também possam dialogar com nosso público. O filme produzido em nosso país precisa se encontrar com os brasileiros. Além disso, atrelar esta ação com temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. E isso torna a iniciativa ainda mais enriquecedora para quem participa", diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelo Cinecidade e Cinesolar.

Em caso de chuva, as sessões em Capela do Alto acontecerão na quadra da Escola Coronel. Mais informações: www.cinesolar.com.br

Sobre o Cinesolar
Criado em 2013, o projeto é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil. O Cinesolar ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países, e do Solar World Cinema, projeto holandês que difunde cinemas solares. Além das sessões sustentáveis de filmes, a iniciativa brasileira ainda promove atividades que envolvem sustentabilidade e arte.

Sinopse: Uma História de Amor e Fúria
Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.

SERVIÇO
Projeto Cinecidade em Capela do Alto - Entrada Gratuita
Quando: Quarta-feira, dia 02/03, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (sessão do filme "Uma História de Amor e Fúria")
Onde: Praça da Escola Coronel
Obs.: Caso chova, as sessões acontecem na quadra da Escola Coronel