Últimas Notícias:
Atenção, moradores do Distrito do Porto! 🚨
Obra de pavimentação e drenagem na Avenida Francisca Salas Sanchez segue avançando. 🚧👷🏼♂️
Você ajuda a decidir! 📊💰
Obra do calçadão avança e garante mais segurança para pedestres.
Vaga de Estágio na Vigilância Epidemiológica 🔬
Capela do Alto brilha no Super Clássico de Futsal +35! ⚽🏆
Nova Creche no Distrito do Porto já é realidade! 🏫
📢 Atenção, Empreendedores de Capela do Alto!
🎬 Cinema no Bairro está de volta!
Vaga de Estágio no Departamento de Tributos 📑
A
+A
Acessibilidade
Diretor de Meio Ambiente participa do programa "Falando com Prefeito" na rádio OCAI FM
Prefeito assina mais de 3 milhões de reais em convênios para o município
Prefeitura realiza "Audiência Pública" em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal
Espetáculo de dança "1 Milímetro of All That" aconteceu no sábado (24)
Prefeitura divulga programação da "2ª Semana do Meio Ambiente" em Capela do Alto
Vigilância Sanitária divulga edital com deferimento e indeferimento de licenças para 2014
Agricultura e Sindicato Rural abrem inscrições para curso gratuito de "Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas"
A todo vapor: Base que receberá a Academia Adaptada para deficientes começa a ser preparada
Saneamento Básico: Distrito do Porto tem a ligação da 1ª residência à rede de esgoto
Prefeitura divulga os editais: gabarito oficial, recursos contra gabarito preliminar e resultado preliminar do "Concurso Público 01/2014"
Entrar
20 de janeiro de 2016
Comunicação
De acordo com dados divulgados pelo departamento financeiro da prefeitura, em 2015 a arrecadação anual do município foi 19% menor que a projeção orçamentária inicial. Em números, isso significa 12 milhões a menos no cofre público, que arrecadou 51 milhões de reais ao longo do ano.
Esta estatística preocupante é consequência da grave crise econômica que afetou o país nos últimos anos. Para efeito de comparação, em 2013 o município arrecadou 43 milhões de reais e superou a projeção orçamentaria de 37 milhões.
"Comerciantes e chefes de família sentiram a crise e tiveram que reavaliar suas finanças, cortar gastos e interromper investimentos planejados. Na administração pública não foi diferente, tivemos que reavaliar projetos e cortar gastos para manter serviços essenciais na área da saúde e educação", comentou o prefeito Marcelo Soares da Silva.
Prova disso foi que, ao longo de 2015, a atual administração se viu obrigada a cortar pela metade o valor aplicado em novas obras e projetos, que era de 16 milhões no inicio do ano e caiu para 7, uma diferença de 57%.
Também foram necessários realizar cortes a fim de controlar gastos. Entre as medidas adotadas pela municipalidade estão o corte de estagiários, o corte de horas extras, redução de combustível em máquinas e veículos públicos e o cancelamento de contratos com empresas pela prestação de serviços.
"Estamos buscando alternativas para adequar nossas finanças e estas foram, por enquanto, algumas medidas necessárias para economizar e garantir que outros serviços indispensáveis continuassem acontecendo", explicou Priscila Adaiane da Mota Gonçalves, diretora de finanças da prefeitura.
Ainda segundo o prefeito as projeções para o exercício financeiro de 2016 são de concluir projetos iniciados no último ano e manter em dia os pagamentos de dividas municipais. "Continuaremos cautelosos e ponderados em relação a novos investimentos para manter os índices de aplicação exigidos por lei nas áreas da saúde, educação e FUNDEB. Juntos e com a compreensão do povo venceremos essa crise", finalizou.
Isso foi útil?